Não é mais possível desenvolver dois conjuntos paralelos de medidas, um para responder às necessidades sociais – “salvar a humanidade” – e outro para responder aos danos ecológicos “salvar o planeta”. O objetivo atual é combinar essas duas exigências solidárias na perspectiva de ação conhecida como socioambiental. A percepção da existência de limites do planeta, da degradação e dos riscos ecológicos, bem como das suas dramáticas conseqüências para a humanidade, nos força, desde já, a repensar as relações entre sociedade-natureza e a considerar danos ignorados por muito tempo.
Nos dias 3 e 4 de novembro de 2016 o PLANETA.doc Festival reuniu em Florianópolis renomados cientistas e cineastas para debater alguns dos principais dilemas da sustentabilidade.
O primeiro Planeta.doc Conferencia contou com a participação do sociólogo mexicano Enrique Leff, um dos mais reconhecidos intelectuais latinoamericanos no âmbito da problemática ambiental. Escreveu mais de 25 livros, entre eles “Ecologia, Capital e Cultura”, “Racionalidade Ambiental” e “Discursos Sustentáveis”. Sua publicação mais recente é “Aposta pela vida, imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do sul”.
Também estiveram presentes o geógrafo brasileiro Carlos Walter Porto Golçalves, a pesquisadora de métricas de carbono e clima Camila Moreno, a arquiteta Nina Orlow, a engenheira ambiental Daniele Gomes, a bióloga Maluh Barciotte, a diretor de cinema Paula Fiuza, o doutor em geografia Marcelo Lopes de Souza, o cineasta Beto Brant e o botânico Ricardo Cardin. Assista às falas abaixo.
Confira também as intervenções do Lixo Zero.