Planeta.doc Festival celebra sua décima edição em 2025 com mais de cem filmes socioambientais

Consolidado como um dos principais eventos de cinema socioambiental da América Latina, o Planeta.doc Festival celebra sua 10ª edição em 2025 com uma programação que vai muito além da tela. Entre setembro e dezembro, o festival reúne em Florianópolis e em outras capitais brasileiras filmes, conferências, fóruns e projetos educativos que buscam articular ciência, arte, cultura e ativismo em torno da regeneração do planeta.

Filmes Inscritos de todo o mundo

As inscrições de filmes se encerraram em julho com cerca de 1.300 longas e curtas-metragens vindos de diferentes partes do mundo, todos com foco em temas como natureza, ciência, sociedade e sustentabilidade. As produções selecionadas concorrerão aos prêmios Planeta.doc Brasil, Planeta.doc Internacional e Planeta.doc Santa Catarina, além de integrar a plataforma de streaming educacional do festival.

Conferência de abertura

O festival será inaugurado com o V  Planeta.doc, Conferência, que acontece de 22 a 25 de setembro, em vários  auditórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),  em Florianópolis. Cerca de 50 conferencistas nacionais e internacionais participarão de encontros no formato TED-talks e rodas de conversa, distribuídos em três grandes eixos:

  • Bens Comuns e a Virada Biocêntrica
  • Cidades Sustentáveis, Florestas e Água
  • Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa

Entre os nomes confirmados estão o economista Ladislau Dowbor, referência em economia do bem comum, e o cientista político Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp, especialista em ciência cidadã e tecnologias sociais. Outros pensadores, lideranças indígenas, ativistas e artistas também se somam à programação. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis pelo Sympla em https://www.sympla.com.br/evento/v-planeta-doc-conferencia/2957865?referrer=www.google.com

Mostra Cinematográfica

Após a conferência, tem início a tradicional Mostra Cinematográfica, que exibirá mais de 100 filmes em sessões presenciais em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de exibições online gratuitas entre 25 de setembro e 31 de dezembro. O objetivo é democratizar o acesso ao cinema socioambiental e promover reflexões sobre biodiversidade, mudanças climáticas, saberes tradicionais, justiça climática e cidades sustentáveis. “Acreditamos que o cinema tem o poder de inspirar cuidado com o planeta e mobilizar ações urgentes por meio de grandes histórias humanas e descobertas científicas”, afirma Mônica Linhares, diretora do festival.

Fórum Audiovisual de Natureza

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o II Fórum Audiovisual de Natureza  reúne  produtoras de cinema, plataformas de streaming, canais de TV e players do mercado audiovisual. A programação inclui  rodadas de negócios e  oficinas, ampliando as possibilidades de coprodução e distribuição de obras socioambientais. O evento acontecerá  Sapiens Parque, em Florianópolis,

Educação e plataformas digitais

O festival também relança a plataforma Planeta na Escola, voltada para professores de todo o Brasil, que disponibiliza gratuitamente um catálogo de filmes socioambientais acompanhados de recursos pedagógicos. Outra novidade é o lançamento da plataforma de streaming Planet Doc, que amplia o acesso de estudantes universitários a filmes de temática socioambiental, fortalecendo a integração entre cinema e educação.

Serviço | 10ª edição do Planeta.doc Festival

Quando: 22 de setembro a 6 de dezembro de 2025

Onde: Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília + online

Inscrições Conferência: Sympla

 

Ir para o conteúdo