SESSÕES SPCINE - CCSP

CCSP Sala Lima Barreto (98 lugares)

15:00h

Filme: Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra

Direção: Jorge Bodanzky
País: Brasil
Duração: 45min
Gênero: Documentário média

Acelerado pelo manejo incorreto de resíduos agrícolas, entre outros impactos da ação humana, o assoreamento dos rios é uma ameaça real à integridade do bioma pantaneiro. A região do rio Taquari vive uma tragédia ambiental, com grandes extensões de terra inutilizadas por inundação permanente ou erosão. O documentário desenha esse cenário a partir da fala e da luta de Ruivaldo Nery de Andrade, proprietário local que desenvolveu um sistema de diques artesanais para salvar sua terra e garantir a sobrevivência da família.

15:00h

Filme: O Bixiga é Nosso!

Direção: Rubens Crispim Jr
País: Brasil
Duração: 73 min
Gênero: Documentário

Iniciado nos anos 80, o bem-sucedido processo de tombamento patrimonial que preserva a história arquitetônica do bairro do Bixiga, encontra-se em risco constante, mas segue defendido pela comunidade. No mesmo território, há 40 anos, a mais antiga companhia de teatro em atividade no país luta pela preservação de sua sede e do terreno que abriga um rio com água potável encanado a menos de 4 metros da superfície. E em meados de 2022, quando as obras de uma linha de metrô na Praça 14 Bis revelam vestígios materiais da existência do primeiro quilombo urbano reconhecido na história do estado de São Paulo, a comunidade afrodescendente e aliados se unem na tentativa de evitar mais um apagamento de sua história e expulsão da população negra da região. Essa e outras iniciativas populares de resistência de um dos bairros mais diversos e culturalmente pulsantes da capital paulista são retratadas pelo documentário “O Bixiga é Nosso!”.

15:00h

Filme: Chão

Direção: Camila Freitas
Ano: 2019
País: Brasil
Duração: 110 minutos
Gênero: Documentário

Em Chão, acompanhamos de perto a luta de mais de 600 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante a ocupação de uma antiga usina de cana-de-açúcar em falência no sul de Goiás. Em meio à aridez do agronegócio e à lentidão da justiça, o filme testemunha um ato de resistência que é também de semeadura: Vó, PC e tantos outros regam, dia após dia, a utopia de um território reinventado, onde a reforma agrária é horizonte e o cultivo da terra, um gesto político e ancestral. Uma paisagem em disputa se transforma em chão fértil para um futuro por vir.

15:00h

Filme: Biocêntricos

Direção: Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 108 min
Gênero: Documentário

Como reinventar o mundo tendo a natureza como mestra? Em BIOCÊNTRICOS, essa e outras perguntas ganham forma através do olhar inspirador de Janine Benyus, referência mundial em biomimética. A partir do encontro com pessoas que colocam a vida no centro de suas decisões, o filme propõe caminhos de inovação tecnológica, social e espiritual ancorados na sabedoria ancestral da Terra — um convite à reconexão com os princípios que sustentam a vida há bilhões de anos.

PT

15:00h

Filme: A Última Floresta

Direção: Luiz Bolognesi
Ano: 2021
País: Brasil
Duração: 74 min
Gênero: Documentário

Em uma aldeia Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa luta para manter vivos os espíritos da floresta e as tradições de seu povo. A chegada dos garimpeiros, no entanto, traz doenças, morte e fascínio pelos bens dos brancos. Enquanto os jovens se distanciam da cultura ancestral, Ehuana, marcada pelo desaparecimento do marido, busca respostas nos sonhos — entre o visível e o invisível da floresta.

17:00h

Filme: Mãri Hi – A Árvore do Sonho

Direção: Morzaniel Ɨramari
Ano: 2023
País: Brasil
Duração: 17min
Gênero: Documentário

Quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

Filme: A Menina e o Mar

Direção: Gabriel Mellin
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 18min
Gênero: Drama

O filme conta a história do encontro de duas crianças, um menino e uma menina, que possuem formas completamente diferentes de enxergar o mundo. Ele, com medo do que as águas do mar podem trazer, e ela, que encontra poesia em cada grão de areia, aprendem juntos, que para apreciar a vida, basta se entregar aos sentidos. É nessa conexão que nasce uma história de superação, lições e uma experiência transformadora. Inspirado no livro infantil “O Menino e o Mar”, de Lulu Lima, o curta narrado de forma sensível e com uma fotografia cuidadosa, temas importantes para o mundo atual como; diversidade, acessibilidade, o uso excessivo da tecnologia, meio-ambiente, superação dos medos e a importância do uso da imaginação.

19:00h

Filme: Umassuma

Direção: Andrei Miralha, Guaracy Britto Junior
País: Brasil
Duração: 7min
Gênero: Animação

Um homem cultiva, desde a infância, uma relação única com as árvores. Ele as desenha, dá nomes e as considera amigas. Uma delas é especial: a majestosa samaúma “Umassuma”. Quando ela se vai, ele é tomado pela dor, e com ela emergem memórias poéticas que revelam a profunda conexão entre sua vida e a árvore centenária. Uma delicada e sensível homenagem à ligação entre humanos e natureza, onde lembranças, afetos e raízes se entrelaçam. Uma narrativa de perda, permanência e da beleza silenciosa que floresce entre, árvores e pessoas, desde a infância dos tempos.

Filme: O Silêncio Elementar

Direção: Mariana de Melo
Ano: 2024
País: Brasil
Duração: 15min
Gênero: Documentário

O estado de Minas Gerais é um lugar cuja identidade, história e até mesmo topografia foram muito influenciadas pela indústria minerária. Através de uma abordagem pessoal, O Silêncio Elementar explora o legado da mineração no território onde nasci e onde vivo. Entrelaçando imagens documentais, imagens de arquivo e cenas ficcionais, o filme desafia a maneira como olhamos e pensamos sobre a paisagem.

Filme: DaSilva DaSelva

Direção: Anderson Mendes
Ano: 2025
País: Brasil
Duração: 17min
Gênero: Documentário

Uma jornada sensorial pela Amazônia imaginária do artista Da Silva Da Selva que seguiu dando vida ao seu universo visual fantástico, mesmo quando já não podia mais enxergar. Um artista amazonense recria a Amazônia com os próprios olhos – e depois, com a própria lembrança. Em dasilva daselva, a trajetória e a obra de Da Silva da Selva são contadas por ele mesmo, em um mergulho poético e sensorial em seu universo criativo. Autodidata e visionário, Da Silva transforma sua memória em matéria-prima para construir um mundo visual fantástico, onde ciência, espiritualidade e imaginação se entrelaçam. Mesmo diante da perda progressiva da visão, seguiu produzindo com intensidade, evocando seres, formas e paisagens que nascem-de um tempo interior – o tempo da arte. Um filme que propõe uma experiência de escuta, contemplação,e permanência, uma travessia estética por uma Amazônia subjetiva, intima e inventada – onde o legado artístico é também resistência, afeto e reinvenção do olhar.

Filme: Terra de Alguém

Direção: Gustavo Santana dos Santos
País: Brasil
Duração: 4min
Gênero: Animação

Em uma floresta viva e ancestral onde tudo pulsa em harmonia, uma comunidade indígena vê seu mundo ruir com a chegada de monstros de metal, fumaça e veneno. Sem diálogos ou trilha sonora, apenas o som bruto da terra, Terra de Alguém é uma animação stop‑motion artesanal que denuncia o avanço da destruição e celebra a resistência silenciosa dos povos indígenas.

Filme: Mais um Dia

Direção: Vinícius Silva
Ano: 2025
País: Brasil
Duração: 20min
Gênero: Documentário

Folhas de gameleira feitas em latex são empilhadas sobre a mesa, onde uma mulher faz as contas na ponta do lápis do que precisa para conseguir vender seu artesanato. Na região amazônica conhecida pelos seringais – e por lutas pelo direito à terra – acompanhamos um dia como outro qualquer na vida de Leonora Maia, uma artista que vive dentro de um ritmo próprio ao qual o filme se compromete em respeitar. A trivialidade da feitura das peças para exportação e a excepcionalidade em projetar folhas artificiais que surgem da borracha de árvores reais se misturam em um documentário observacional atento à grandeza dos pequenos gestos.

17:00h

Filme: Desculpe Pelo Transtorno - A História do Bar do Chico

Direção: Todd Southgate
País: Brasil
Duração: 80 min
Gênero: Documentário

O documentário narra a história de um pescador e seu pequeno bar a na beira da praia. O local foi tomado como ponto principal de uma luta da comunidade contra o desenvolvimento desenfreado da região e os interesses políticos.

Filme: Em busca de uma solução para o cerrado

Direção: Todd Southgate
Ano: 2019
País: Brasil
Duração: 23 min
Gênero: Documentário

A obra busca por possíveis soluções para problemas do cerrado envolvendo a biodiversidade, vegetação e consequentemente problemas sociais.

Filme: Amazônia: Ponto de Não Retorno

Direção: Todd Southgate
País: Brasil
Duração: 18 min
Gênero: Documentário

Fala sobre a luta de preservação e recuperação do território amazônico, pelo ponto de vista de ativistas, lideres indígenas e cientístas

19:00h

Filme: O Fio da Meada

Direção: Sílvio Tendler
Ano: 2019
País: Brasil
Duração: 77 min
Gênero: Documentário

O filme retrata a resistência de povos tradicionais brasileiros diante de um processo de urbanização cada vez mais agressivo. Sob a direção de Silvio Tendler, o documentário denuncia a violência que atinge comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, cujos modos de vida e territórios são ameaçados em nome de um suposto progresso. Em meio à destruição das reservas naturais e à pressão constante sobre suas culturas, essas populações lutam não apenas por sobrevivência, mas pela preservação de seus saberes, territórios e relações ancestrais com a natureza.

Filme: Agricultura Tamanho Familia

Direção: Sílvio Tendler
Ano: 2014
País: Brasil
Duração: 59 min
Gênero: Documentário

Agricultura Tamanho Família revela que o agronegócio não é a única modalidade de produção existente no campo, nem é o mais importante para o abastecimento interno e a garantia da segurança e soberania alimentar do povo brasileiro.

Ir para o conteúdo