Release geral PlanetaDoc 2025

Planeta.doc Festival abre inscrições para filmes e anuncia ciclo de grandes conferências em sua 10ª edição

Estão abertas as inscrições para a décima edição do Planeta.doc Festival, um dos maiores eventos da América Latina dedicados à temática socioambiental. A programação deste ano inclui a exibição de filmes nacionais e internacionais, a realização da V Planeta.doc Conferência, o lançamento das plataformas Planeta na Escola e Planet.doc, além da segunda edição do Fórum Audiovisual de Natureza, voltado ao mercado audiovisual.

As inscrições de filmes, documentários e animações com foco em natureza, ciência, sociedade e sustentabilidade estão abertas a partir desta semana e seguem até o final de julho, podendo ser realizadas pela plataforma Film Freeway por meio do link de inscrição

O festival tem início em 22 de setembro, com a realização da quinta edição do Planeta.doc Conferência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), seguido pelas mostras de filmes e demais atividades.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Consolidado como um dos mais relevantes festivais brasileiros voltados às questões ambientais e sociais, o Planeta.doc Film Festival inicia sua 10ª edição em agosto, com ações formativas voltadas a escolas de ensino fundamental I, II e ensino médio de todo o país, por meio da plataforma de educação socioambiental Planeta na Escola – de acesso gratuito para professores e instituições www.planetanaescola.com.

A programação para o grande público começa com a realização da V Planeta.doc Conferência, entre 22 e 25 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. O evento transformará a capital catarinense em um polo de ideias, experiências e encontros dedicados à regeneração do planeta e à construção de uma nova relação entre sociedade e natureza.

Os três grandes painéis da Conferência serão:

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica;

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água;

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Além das conferências, o festival contará com a tradicional mostra de filmes com exibições presenciais em Florianópolis, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além da exibição online gratuita entre os dias 25 de setembro e 25 de dezembro de 2025.
Os melhores filmes concorrem ao Prêmio Planeta.doc Brasil, Planeta Doc Santa Catarina e Planeta.doc Internacional. A seleção também será disponibilizada na plataforma de streaming do evento, promovendo a formação de público dentro das universidades brasileiras, com apoio da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Ao final do ciclo de exibições será realizada a segunda edição do Fórum Audiovisual de Natureza. Previsto para os dias 04 e 05 de dezembro, o evento reunirá produtoras de cinema de todo o Brasil, canais de TV, plataformas de VOD e representantes do setor para rodadas de negociação no Sapiens Parque, em Florianópolis. A programação do Fórum inclui masterclasses, conferências e oficinas com especialistas e players do mercado audiovisual nacional e internacional. A iniciativa visa impulsionar o mercado nacional e fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual de temática socioambiental, científica e de natureza, ampliando as possibilidades de coprodução, licenciamento e distribuição de obras originais.
A premiação dos melhores filmes acontece no dia 06 de dezembro, seguida da premiação dos melhores projetos do I Edital de Fomento ao Cinema Socioambiental.
Com sede em Florianópolis/SC, o Planeta.doc Festival recebe anualmente mais de 1.000 filmes de todo o mundo e se consolida como um evento de impacto cultural, educacional e ambiental, com abrangência nacional e internacional. Sua missão é fortalecer novas narrativas que contribuam para a regeneração da vida na Terra, conectando ciência, arte, educação e inovação em prol da sustentabilidade e da justiça socioambiental.
A proposta foi selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O evento conta com apoio institucional da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), Instituto de Conteúdo Audiovisual Brasileiro (ICABI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Andifes, UFSC, Secart, Experimenta 2025, Sala Verde da UFSC, Curso de Cinema da UFSC, Labcine UFSC, Neambi, TV UFSC, UDESC,IFSC, Unicamp, Fundação Certi, Sapiens Parque, Impetu Hub, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Turismo, Floripa Destino & Região, Hurbana, Santacine, Cine Bunuel, Cineclube Groovy, Cineclube Rogério Sganzerla, Museu da Escola Catarinense, FICA, SINEP-SC, Círculo Artístico Teodora, Ecomoda, IELA Aliança Francesa, Fundação Badesc, Costão do Santinho, Hotel Interclass, Mercado São Jorge, produtora Olhar Imaginário, entre outros parceiros e espaços culturais de Florianópolis.

Confira os destaques da décima edição!

Plataforma Planeta na Escola (www.planetanaescola.com)


Uma novidade desta edição do festival é o relançamento da plataforma de educação socioambiental Planeta na Escola, que estará disponível a partir de agosto para professores de todo o Brasil. A iniciativa visa transformar o cinema em uma poderosa ferramenta de educomunicação e formação cidadã, com foco em questões socioambientais.

Através do site www.planetanaescola.com, os educadores poderão acessar gratuitamente um catálogo com 50 novos filmes, voltados para temáticas como agua, mudanças climáticas, biodiversidade, lixo zero e economia circular. A plataforma é aberta para escolas públicas e privadas e as inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas. O objetivo central é apoiar a formação de crianças e jovens a partir em questões socioambientais urgentes, utilizando o cinema como estratégia de sensibilização e promoção do conhecimento. A plataforma permite que cada docente tenha um perfil personalizado, com acesso a conteúdos, recursos pedagógicos interativos e ferramentas para compartilhar práticas, arquivos, textos, fotos e vídeos. É possível ainda criar conteúdos próprios, propor atividades de formação e colaborar com outros educadores em projetos e soluções aplicadas à sala de aula. Professores, escolas e Secretarias de Educação interessadas em acessar o conteúdo e participar das atividades já.

podem se cadastrar pelo site.

V Planeta.doc Conferência


A 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc será inaugurada com o V Planeta.doc Conferência, que acontece de 22 a 25 de setembro de 2025, em Florianópolis. O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no Auditório da Reitoria e nos auditórios da ESAG, FAED e CEART da UDESC.
A conferência reúne cerca de 50 palestrantes em formato “ted-talks”, oferecendo uma programação transdisciplinar que propõe novas reflexões sobre a relação entre sociedade e natureza, focando na regeneração ambiental.
Os três eixos principais são:

Bens Comuns e a Virada Biocêntrica:
Cidades Sustentáveis, Florestas e Água:
Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa

Entre os confirmados estão o economista Ladislau Dowbor, referência em economia do bem comum e políticas públicas inclusivas, e o cientista Renato Peixoto Dagnino, do Instituto de Geociências da Unicamp, especialista em ciência cidadã e tecnologias sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla

 

Mostra Cinematográfica


Além das conferências, o festival contará com a tradicional mostra de filmes com exibições presenciais em Florianópolis, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além da exibição online gratuita entre os dias 25 de setembro e 25 de dezembro de 2025.
Serão mais de cem filmes, de vários países, divididos nas mostras Planeta.doc Brasil, Planeta Doc Internacional e Planeta Doc Santa Catarina, ocupando salas de cinema e espaços culturais de Florianópolis e outras cidades catarinenses. As sessões acontecerão em auditórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Centro Integrado de Cultura (CIC), além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
“Acreditamos que o cinema e o audiovisual têm o poder de inspirar admiração e cuidado pelo nosso planeta vivo, aprofundar a compreensão do mundo ao nosso redor e mobilizar ações urgentes para restaurá-lo e protegê-lo. A mídia fortalece as transformações necessárias ao provocar empatia e engajamento por meio de grandes histórias humanas, paisagens, aventuras e descobertas científicas”, destaca Mônica Linhares, diretora do festival.
A premiação dos melhores filmes acontece no dia 06 de dezembro, seguida do anúncio dos projetos selecionados no I Edital de Fomento ao Cinema Socioambiental.

II Fórum Audiovisual de Natureza

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2019 com apoio da ANCINE, o II Fórum Audiovisual de Natureza será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, no Sapiens Parque, em Florianópolis. O encontro reunirá representantes de canais de televisão, plataformas de vídeo sob demanda (VOD) e produtoras de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer o mercado de conteúdos voltados à natureza, ciência, aventura, esporte e turismo.
Com caráter mercadológico, o fórum promove pitchings, rodadas de negociação, master classes, oficinas e ações de networking, incentivando o desenvolvimento de novos projetos e estimulando a economia criativa no setor.
A iniciativa integra a programação do Planeta.doc Festival, que recebe anualmente mais de mil filmes e se destaca como agente de impacto cultural, educacional e ambiental em escala nacional e internacional.
Um dos destaques desta edição é o Painel Brasil de Film Commissions, que reunirá representantes de diversas regiões do país para apresentar o Brasil como destino estratégico para produções audiovisuais. A ação busca fortalecer a rede nacional de locações e incentivar políticas públicas que facilitem filmagens em diferentes territórios. Em 2019, participaram do painel comissões de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazônia, Florianópolis e a própria Rebrafic (Rede Brasileira de Film Commissions).
A Floripa e Região Film Commission é um dos exemplos de como o audiovisual pode se articular com o poder público e a iniciativa privada, gerando valor para setores como o turismo e a economia local. Em 2024 foram registrados mais de 39 mil projetos audiovisuais no país, conforme dados da ANCINE. Com investimentos federais que somam R$4,8 bilhões entre 2023 e 2024, consolidando o audiovisual brasileiro como uma força estratégica para o desenvolvimento econômico, cultural e territorial do país.

A plataforma streaming que ajuda a mudar o mundo

Uma das principais novidades da 10ª edição do Festival é o lançamento da plataforma de streaming Planet Doc, que vai ampliar o acesso de professores e estudantes universitários a um acervo de filmes com foco socioambiental. A proposta é estimular o uso do cinema como ferramenta educativa e criar uma rede colaborativa entre instituições de ensino, promovendo reflexões por meio da linguagem audiovisual.
“Existe hoje uma desconexão entre a mídia, o conhecimento, a inovação e a ação social. O Festival busca reconstruir esses vínculos por meio da arte cinematográfica. Mostrar a realidade provoca debates e reflexões que inspiram soluções. O cinema é um espelho da sociedade, e acreditamos em seu poder de formação e transformação social”, afirma Mônica Linhares, diretora do evento.
Ao reunir conteúdos produzidos por cineastas de diferentes partes do mundo, a plataforma se propõe a estimular a inovação dentro das universidades, com temáticas como preservação da vida, sustentabilidade e soluções para um futuro mais integrado ao meio ambiente. O uso pedagógico do acervo permitirá que professores abordem esses temas de forma crítica e engajadora. Os filmes selecionados funcionam como ferramentas de ensino e mobilização, capazes de contribuir para o desenvolvimento de políticas, tecnologias e práticas sustentáveis voltadas aos desafios atuais.

Ir para o conteúdo