“Paremos de considerar a democracia como um valor adquirido,
definido de uma vez por todas e intocável para sempre.”
José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura
Edição 2015
A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA.doc trouxe à Santa Catarina uma mostra significativa do melhor da produção cinematográfica sobre o nosso Planeta, unindo a temática de ciência, tecnologia, natureza e sociedade por meio da exibição gratuita de alguns dos filmes mais impactantes da atualidade em universidades e espaços culturais catarinenses, de 15 de outubro a 15 de dezembro de 2015. O Festival exibiu documentários, animações e filmes de ficção destacados mundialmente que, pela importância de seus conteúdos e por suas qualidades artísticas, contribuam para divulgar temas relacionados à preservação da vida no nosso planeta, com ênfase em inovações científicas, tecnológicas e sociais que promovam a sustentabilidade. Como Cinema Socioambiental, consideram-se todos os filmes de caráter documental que enfoquem e interpretem como fator determinante de suas narrativas, os mais diversos aspectos e situações decorrentes das ações do ser humano em relação ao seu ambiente natural social, no passado, no presente e na construção do futuro.
Com uma extensa programação de mais de dois meses de duração, finalizada em 31 de março de 2016, o festival vem consolidando em Santa Catarina uma janela qualificada de exibição de filmes sobre o Planeta Terra, envolvendo Universidades, espaços culturais públicos, cineclubes e escolas de ensino médio e fundamental da rede estadual. Previu também a exibição ao ar livre em comunidades como Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, abrindo os espaços públicos da capital catarinense ao cinema e à cultura. Foram exibidos 83 filmes nacionais e internacionais conforme o programa, realizadas em média 320 sessões fechadas e oito sessões ao ar livre.
A programação foi elaborada a partir de um intenso trabalho de captação de filmes e curadoria. Foram trazidos a Florianópolis filmes de grande qualidade plástica, estética e narrativa, muitos dos quais premiados internacionalmente em vários festivais do gênero.