Evento continua com palestras durante todo o dia 24 na UFSC e na Udesc com nomes como Saulo Aires, da Agência Nacional de Águas (ANA); o biólogo e professor da UFSC, Paulo Horta; a professora da USP e finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico na área ambiental, Ana Paula Fracalanza; e Marília Gaia, doutora em Educação pela UFMG e professora da UFSC.
O tema desta quarta, dia 24, é “Cidades Sustentáveis, Florestas e Águas”, que propõe refletir sobre os vínculos profundos entre planejamento urbano, conservação ecológica e gestão hídrica à luz das transformações tecnológicas e climáticas do século XXI. Neste dia, o Planeta.doc Conferência oferece mais uma série de palestras, debates e oficinas durante todo o dia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Um dos destaques desta quarta é o engenheiro Saulo Aires, doutor em Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista da Agência Nacional de Águas (ANA) em saneamento e mudanças climáticas. Saulo Aires fala às 11h sobre “Impacto da mudança climática nos recursos hídricos do Brasil”, no auditório da reitoria da UFSC.
Ainda na UFSC, um pouco antes, às 10h, está prevista a palestra da doutora em Educação pela UFMG e professora da UFSC, Marília Gaia. Ela atua com educação do campo, agroecologia e reforma agrária. Possui formação em Biologia, Saúde Coletiva e Agroecologia, com experiência em pesquisa e educação popular. E também fala o professor da UFSC, Paulo Horta, às 15h, sobre o tema da importância das florestas marinhas para salvar a humanidade e o planeta. Ele atua na área de biologia marinha e pesquisa ecologia descritiva, algas e biogeografia. Coordena projetos sobre impactos ambientais marinhos. Ana Paula Fracalanza é professora associada da USP, atua nos programas de pós-graduação em Ciência Ambiental e em Mudança Social e Participação Política. Ela fala às 13h30 no auditório da reitoria da UFSC. A professora Ana Paula pesquisa governança da água, justiça ambiental e políticas públicas. É finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico na área ambiental.
Tecnologia e Inovação
O tema da tecnologia e da inovação também ocupa uma parte da conferência nesta quarta. Das 16h30 às 17h30, falam três referências do setor. Primeiro vai falar o presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Vieira, que é engenheiro mecânico e comanda um parque de inovação que abriga empreendimentos, projetos e outras iniciativas estratégicas. Em seguida, o professor e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick, trata do tema da inovação e universidade. Jacques Mick é professor titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já coordenou importantes projetos institucionais na área de inovação e pesquisa. Roberto Donato fala em seguida sobre meio ambiente e sociedade e relaciona com o HIDS, o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, do qual é diretor. As três palestras acontecem no auditório da reitoria da UFSC nesta quarta à tarde.
Planeta.doc desta terça, dia 23
Vários nomes se apresentaram nesta terça, dia 23, no Planeta.doc Conferência. Entre os palestrantes do dia estiveram Kerexu Yxapyry, liderança indígena internacional, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). Ela abriu o segundo dia de conferência e falou sobre “Crise climática, a resposta somos nós”. Kerexu ressaltou a necessidade de reflorestar mentes para buscar a consciência das pessoas sobre o planeta. Defendeu, também, que a sociedade precisa considerar o ponto de vista e a experiência dos indígenas com a natureza. Para isso, Kerexu explica que é preciso “aldear” a política para que se entenda e respeite o modo de vida e a organização dos povos indígenas. Ela aposta no envolvimento das pessoas com o meio ambiente para que gere afeto. “Todo envolvimento gera afeto. Todo afeto gera cuidado”, explicou.
Vários pesquisadores alternaram-se em apresentações hoje na UFSC e na Udesc. O professor Célio Bermann falou sobre transição energética e planejamento sustentável. O pesquisador é especializado em transição energética justa e professor da USP. A professora Eda Tassara, também da Universidade de São Paulo, tratou de ambientalismo, poder e conhecimento.
Ao longo do dia, diversos outros especialistas e ativistas trataram do tema geral “Bens Comuns e a Virada Biocêntrica”. A ideia do biocentrismo tem sido inovadora ao colocar a vida no centro do debate e das soluções. O debate dos bens comuns está baseado em considerar uma série de recursos que precisam ser acessados por todos e que beneficiam a sociedade como a água, as florestas e a biodiversidade.
Projeto Planeta.doc
A proposta foi selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e Lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O evento conta com apoio institucional da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), Instituto de Conteúdo Audiovisual Brasileiro (ICABI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Andifes, UFSC, Secart, Experimenta 2025, Sala Verde da UFSC, Curso de Cinema da UFSC, Labcine UFSC, Neambi, TV UFSC, UDESC,IFSC, Unicamp, Fundação Certi, Sapiens Parque, Impetu Hub, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Turismo, Floripa Destino & Região, Hurbana, Santacine, Cine Bunuel, Cineclube Groovy, Cineclube Rogério Sganzerla, Museu da Escola Catarinense, FICA, SINEP-SC, Círculo Artístico Teodora, Ecomoda, IELA Aliança Francesa, Fundação Badesc, Costão do Santinho, Hotel Interclass, Mercado São Jorge, entre outros parceiros e espaços culturais de Florianópolis.
Serviço V Planeta.Doc Conferência
Onde: UFSC e Udesc – Florianópolis (SC)
Quando: 22 a 25 de setembro de 2025
Inscrições gratuitas: Sympla
Mais informações: www.planetadoc.com
Contatos para imprensa:
imprensaplanetadoc@gmail.com | (48) 99814-3797 / (48) 98484-7332
planetadoc.brasil@gmail.com | (21) 9928-1289
Kerexu Yxapyry
Célio Bermann
Eda Tassara
Célio Bermann