Estão abertas as inscrições para a décima edição do Planeta.doc Festival, um dos maiores eventos da América Latina dedicados à temática socioambiental.
A programação deste ano inclui a exibição de filmes nacionais e internacionais, a realização da V Planeta.doc Conferência, o lançamento das plataformas Planeta na Escola e Planet.doc, além da segunda edição do Fórum Audiovisual de Natureza, voltado ao mercado audiovisual.
As inscrições de filmes, documentários e animações com foco em natureza, ciência, sociedade e sustentabilidade estão abertas a partir desta semana e seguem até o final de julho, podendo ser realizadas pela plataforma Film Freeway por meio do link: https://filmfreeway.com/PlanetaDoc
As inscrições para o V Planetadoc Conferência estão abertas em:
O festival tem início em 22 de setembro, com a realização da quinta edição do Planeta.doc Conferência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), seguido pelas mostras de filmes e demais atividades.
PROGRAMAÇÃO GERAL
Consolidado como um dos mais relevantes festivais brasileiros voltados às questões ambientais e sociais, o Planeta.doc Film Festival inicia sua 10a edição em agosto, com ações formativas voltadas a escolas de ensino fundamental I, II e ensino médio de todo o país, por meio da plataforma de educação socioambiental Planeta na Escola – de acesso gratuito para professores e instituições (www.planetanaescola.com).
A programação para o grande público começa com a realização da V Planeta.doc Conferência, entre 22 e 25 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis.
O evento transformará a capital catarinense em um polo de ideias, experiências e encontros dedicados à regeneração do planeta e à construção de uma nova relação entre sociedade e natureza.
Os três grandes painéis da Conferência serão:
● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica;
● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água;
● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.
Além das conferências, o festival contará com a tradicional mostra de filmes com exibições presenciais em Florianópolis, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além da exibição online gratuita entre os dias 25 de setembro e 25 de dezembro de 2025.
Os melhores filmes concorrem ao Prêmio Planeta.doc Brasil, Planeta Doc Santa Catarina e Planeta.doc Internacional.
- A seleção também será disponibilizada na plataforma de streaming do evento, promovendo a formação de público dentro das universidades brasileiras, com apoio da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Ao final do ciclo de exibições será realizada a segunda edição do Fórum Audiovisual de Natureza. Previsto para os dias 04 e 05 de dezembro, o evento reunirá produtoras de cinema de todo o Brasil, canais de TV, plataformas de VOD e representantes do setor para rodadas de negociação no Sapiens Parque, em Florianópolis.
A programação do Fórum inclui masterclasses, conferências e oficinas com especialistas e players do mercado audiovisual nacional e internacional.
A iniciativa visa impulsionar o mercado nacional e fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual de temática socioambiental, científica e de natureza, ampliando as possibilidades de coprodução, licenciamento e distribuição de obras originais.
A premiação dos melhores filmes acontece no dia 06 de dezembro, seguida da premiação dos melhores projetos do I Edital de Fomento ao Cinema Socioambiental.
Com sede em Florianópolis/SC, o Planeta.doc Festival recebe anualmente mais de 1.000 filmes de todo o mundo e se consolida como um evento de impacto cultural, educacional e ambiental, com abrangência nacional e internacional.
Sua missão é fortalecer novas narrativas que contribuam para a regeneração da vida na Terra, conectando ciência, arte, educação e inovação em prol da sustentabilidade e da justiça socioambiental.
A proposta foi selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
O evento conta com apoio institucional da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), Instituto de Conteúdo Audiovisual Brasileiro (ICABI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Andifes, UFSC, Secart, Experimenta 2025, Sala Verde da UFSC, Curso de Cinema da UFSC, Labcine UFSC, Neambi, TV UFSC, UDESC,IFSC, Unicamp, Fundação Certi, Sapiens Parque, Impetu Hub, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Turismo, Floripa Destino & Região, Hurbana, Santacine, Cine Bunuel, Cineclube Groovy, Cineclube Rogério Sganzerla, Museu da Escola Catarinense, FICA, SINEP-SC, Círculo Artístico Teodora, Ecomoda, IELA Aliança Francesa, Fundação Badesc, Costão do Santinho, Hotel Interclass, Mercado São Jorge, entre outros parceiros e espaços culturais de Florianópolis.


