17/10 – Quinta-feira
20:00 - MOSTRA FLORESTA - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
Direção: João Salaviza e Renée Nader Messora
País: BRA / POR
Duração: 114 minutos
Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.
19/10 – Sábado
20:00 - MOSTRA PANORAMA - LAND GRABBING
LAND GRABBING (ESPÓLIO DA TERRA)
Direção: Kurt Langbein
País: AUT
Duração: 91 minutos
Terras cultiváveis são escassas e valiosas. O filme retrata tanto investidores globais, em seu discurso sobre economia sustentável e prosperidade, quanto suas contradições: despejos, trabalho escravo, fim dos pequenos proprietários.
20/10 – Domingo
20:00 - MOSTRA PANORAMA - EL REMOLINO
EL REMOLINO (O MOINHO)
Direção: Laura Herrero
País: MEX
Duração: 73 minutos
Na pequena El Remolino, às margens do rio, em Chiapas, México, anualmente afetada por grandes cheias, Pedro, um fazendeiro transexual defende sua identidade e sonhos enquanto sua irmã Esther, luta para dar uma vida melhor à filha, filmando seus dia-a-dia com uma pequena câmera.
24/10 – Quinta-feira
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
À CURA DO RIO
Direção: Mariana Fagundes
País: BRA
Duração: 19 minutos
Um velho conhecido da etnia Krenak, o Watú – o famoso Rio Doce – está doente. Através de um ritual xamânico, corpo e natureza se unem para um diálogo profético que enxerga a catástrofe, mas também a salvação do rio. O filme mostra o impacto da tragédia de Mariana em um grupo indígena Krenak.
A TERCEIRA MARGEM
Direção: Fabian Remy
País: BRA
Duração: 56 minutos
Em 1953, treze anos depois do início da célebre “Marcha para o Oeste”, os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.
25/10 – Sexta-feira
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
A FORMIDÁVEL FABRIQUETA DE SONHOS MENINA BETINA
Direção: Tiago Ribeiro
País: BRA
Duração: 07 minutos
Quando nasce uma criança, inaugura-se uma fábrica de sonhos que tende a fracassar com o tempo. Betina está sempre disposta a ressignificar seus combustíveis para manter seu alto nível de produção.
CURUPIRA, BICHO DO MATO
Direção: Felix Blume
Duração: 19 minutos
No coração da Amazônia os habitantes de Tauary nos convidam a escutar os sons da selva, seus pássaros e animais. No entanto alguns sons estranhos aparecem: um bicho anda entre as árvores. Alguns já o escutaram, muito poucos o viram e aqueles que o encontraram, nunca voltaram. Cada um, à sua maneira, tenta decifrar esses sons e conta a forma como ele seduz, enfeitiça, enlouquece e leva-os a se perder no mato. Curupira, bicho do mato nos coloca à procura deste ser: uma reflexão sobre os mitos e seus lugares no mundo contemporâneo. Um thriller sonoro no meio da selva.
XAVANTE: MEMÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Direção: Gilson Costa
País: BRA
Duração: 19 minutos
O documentário apresenta um dos rituais ais importantes dos A’uwé Uptabi (Povo Xavante): a cerimônia Wapté Mnhõnhõ, que marca a passagem dos jovens para a vida adulta, iniciando uma nova e importante fase de suas vidas. Cantos, danças, pinturas corporais e a religiosidade são componentes que simbolizam a preservação da memória e o processo de resistência cultural passado de geração para geração.
SOB A PATA DO BOI
Direção: Márcio Isensee e Sá
País: BRA
Duração: 49 minutos
A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante da região. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos a defendê-la. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.
26/10 – Sábado
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
CAMINHO DOS GIGANTES
Direção: Alois Di Leo
País: BRA
Duração: 12 minutos
Uma busca poética pela razão e o propósito da vida. Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de seis anos, vai desafiar seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e seus elementos.
PARA’I
Direção: Vinicius Toro
País: BRA
Duração: 82 minutos
Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto. Ela se encanta com a beleza das sementes coloridas do milho e busca cultiva-lo. Através da busca de plantar as sementes do milho, Pará começa a questionar seu lugar no mundo; quem ela é; por que fala português e não guarani; por que é diferente dos colegas da escola; por que seu pai vai à igreja Cristã; por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.
27/10 – Domingo
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
PIRILAMPO
Direção: Carlos Avalone
País: BRA
Duração: 04 minutos
A amizade entre um menino e um vaga-lume.
EMPATE
Direção: Sérgio de Carvalho
País: BRA
Duração: 94 minutos
EMPATE é um documentário que dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 70 e 800, no Estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazônia e no resto do mundo.
15/11 – Sexta-feira
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
OSIBA KANGAMUKE – VAMOS LÁ, CRIANÇADA
Direção: Haja Kalapalo, Tawana kalapalo, Thomaz Pedro e Veronica Monachini.
País: BRA
Duração: 19 minutos
As crianças da aldeia Aiha Kalapalo, do Parque Indígena do Alto Xingu (MT), são as protagonistas desse filme e nos mostram alguns aspectos de sua rotina, cultura e íntima relação com a natureza. Da escola, onde aprendem o português, até os rituais e a luta ikindene, os pequenos Kalapalo demonstram suas tradições com sutileza peculiar.
KRENAK
Direção: Rogério Corrêa
País: BRA
Duração: 74 minutos
A história da tribo indígena Krenak, de Resplendor, Minas Gerais, desde a declaração da ‘guerra justa’ pelo rei português Dom João VI em 1808, até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana, em 2015.
16/11 – Sábado
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
PLANTAE
Direção: Guilherme Gehr
País: BRA
Duração: 10 minutos
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos demais seres da Terra pelos humanos.
O FIO DA MEADA
Direção: Silvio Tendler
País: BRA
Duração: 77 minutos
O filme mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.
17/11 – Domingo
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
MICROMUNDO EM UMA SACADA
Direção: Lina Crespo and Gabriel Escobar
País: COL
Duração: 07 minutos
O colombiano “Micromundo em uma Sacada” apresenta os diferentes mundos a serem explorados dentro de uma grande cidade, suas formas e cores.
IDADE DA ÁGUA
Direção: Orlando Senna
País: BRA
Duração: 82 minutos
Revela a cobiça internacional sobre a Amazônia, envolvendo os Estados Unidos e a Europa. A crise hídrica atual coloca a Amazônia no olho do furacão de uma possível Guerra da Água.
30/11 – Sábado
20:00 - MOSTRA CIDADES - A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO
GIG – A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO
Direção: Carlos Juliano Barros, Caue Angeli & Maurício Monteiro Filho
País: BRA
Duração: 90 minutos
O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada ‘Gig Economy’, fenômeno também conhecido no Brasil por ‘uberização’, vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada dia mais conectada.
01/12 – Domingo
20:00 - MOSTRA CIDADES
MESMO COM TANTA AGONIA
Direção: Alice Andrade Drummond
País: BRA
Duração: 20 minutos
É aniversário da filha de Maria. No trajeto do trabalho para a festa, ela fica presa no metrô, que para de correr por alguns minutos.
BANCO IMOBILIÁRIO
Direção: Miguel Antunes Ramos
País: BRA
Duração: 65 minutos
A urbe como uma enorme jogo de tabuleiro. Incorporação imobiliária, empreiteiras, especulação, investimentos, marketing. Uma imagem do futuro. Um projeto de cidade.
05/12 – Quinta-feira
20:00 - MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL
SUSTAINABLE (SUSTENTÁVEL)
Direção: Matt Wechsler
País: EUA
Duração: 92 minutos
Uma investigação sobre a instabilidade econômica e ambiental de nosso sistema alimentar, das questões agrícolas que enfrentamos às pessoas que estão determinadas a resolver o problema.
06/12 – Sexta-feira
20:00 - MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL
LES LIBERTERRES (OS LIBERTADORES)
Direção: Paul-Jean Vranken e Jean-Christophe Lamy
País: BEL
Duração: 82 minutos
O documentário narra a história de quatro agricultores e sua decisão de renunciar aos métodos convencionais de agricultura.
07/12 – Sábado
20:00 - MOSTRA PANORAMA
O AMIGO DO REI
Direção: André D’Elia
País: BRA
Duração: 142 minutos
O deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima, explorando o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana – MG.
08/12 – Domingo
20:00 - PANORAMA INTERNACIONAL
ALEPPO: THE SILENCE OF THE WAR
Direção: Amir Osanlou
País: IRI / SYR
Duração: 30 minutos
Aleppo: The silence of the War, é um filme que descreve o silêncio frágil após a guerra. O silêncio dos anos de guerra. Um silêncio que não significa paz, nem o significado da guerra!
SAMUEL IN THE CLOUDS
Direção: Pieter Van Eecke
País: BEL / NED / BOL
Duração: 70 minutos
Na Bolívia, as geleiras estão derretendo. Por gerações, a família de Samuel viveu e trabalhou nas montanhas nevadas, mas agora a neve falha. Enquanto os cientistas discutem e medem as mudanças, Samuel homenageia os antigos espíritos das montanhas.
12/12 – Quinta-feira
20:00 - PANORAMA INTERNACIONAL
ANGRY INUK (A BATALHA INUK)
Direção: Alethea Arnaquq-Baril
País: CAN
Duração: 85 minutos
Em seu premiado documentário, a diretora Alethea Arnaquq- Baril se junta a uma nova geração tecnológica de Inuítes enquanto eles lutam para desafiar a percepção estabelecida da caça às focas.
13/12 – Sexta-feira
20:00 - EVENTO DE PREMIAÇÃO
AILTON KRENAK: O SONHO DA PEDRA
Direção: Marco Altberg
País: BRA
Duração: 52 minutos
O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.
14/12 – Sábado
20:00 - MOSTRA FLORESTAS
TAEGO ÃWA
Direção: Marcela Borela e Henrique Borela
País: BRA
Duração: 75 minutos
Na faculdade, uma dupla de cineasta encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973. Hoje, os Ãwa lutam pela demarcação e restituição de suas terras.
15/12 – Domingo
20:00 - MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL)
TO THE ENDS OF THE EARTH (ATÉ O FIM DA TERRA)
Direção: David Lavallee
País: CAN
Duração: 82 minutos
Emma Thompson narra este documentário ambiental sobre o aumento da energia extrema, o fim do crescimento econômico e as pessoas no meio de tudo isso.
20/12 – Sexta-feira
20:00 - MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL)
STINK!
Direção: Jon J. Whelan
País: EUA
Duração: 90 minutos
O documentário relata a história de um pai que tenta descobrir as causas do mau cheiro dos pijamas que comprou para suas filhas gêmeas e acaba se defrontando com o lobby das indústrias químicas.
21/12 – Sábado
20:00 - MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL)
TO THE ENDS OF THE EARTH (ATÉ O FIM DA TERRA)
Direção: David Lavallee
País: CAN
Duração: 82 minutos
Emma Thompson narra este documentário ambiental sobre o aumento da energia extrema, o fim do crescimento econômico e as pessoas no meio de tudo isso.
22/12 – Domingo
20:00
AILTON KRENAK: O SONHO DA PEDRA
Direção: Marco Altberg
País: BRA
Duração: 52 minutos
O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.
CAMINHO DOS GIGANTES
Direção: Alois Di Leo
País: BRA
Duração: 12 minutos
Uma busca poética pela razão e o propósito da vida. Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de seis anos, vai desafiar seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e seus elementos.