30/10 – Quarta-feira
19:00
A FORMIDÁVEL FABRIQUETA DE SONHOS MENINA BETINA
Direção: Tiago Ribeiro
País: BRA
Duração: 07 minutos
Quando nasce uma criança, inaugura-se uma fábrica de sonhos que tende a fracassar com o tempo. Betina está sempre disposta a ressignificar seus combustíveis para manter seu alto nível de produção.
CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
Direção: João Salaviza e Renée Nader Messora
País: BRA / POR
Duração: 114 minutos
Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.
06/11 – Quarta-feira
19:00 - FRÁGIL EQUILÍBRIO
FRÁGIL EQUILÍBRIO
Direção: Guillermo García López
País: ESP
Duração: 83 minutos
Um executivo japonês em Tóquio. Uma comunidade subsaariana. Uma família em Madri. Três histórias de contradições que se desenrolam em diferentes lugares do planeta, em diferentes esferas socioculturais.
13/11 – Quarta-feira
19:00 - O POEMA IMPERFEITO - KRENAK
POEMA IMPERFEITO
Direção: Zulmira Coimbra
País: BRA
Duração: 40 minutos
A destruição da natureza é considerada um fenômeno recente. Mas muito antes da revolução industrial, aquilo que acreditávamos ser a natureza intocada, ou o poema perfeito, já não o era. Quando os paleontólogos começaram a desenterrar fósseis, revelaram uma megafauna riquíssima que se extinguiu à medida que os seres humanos colonizaram os vários continentes. Com um profundo conhecimento sobre ecologia, Fernando Fernandez explica como o crescimento econômico desenfreado de uma sobrepopulação humana em um planeta com recursos finitos implica na perda da biodiversidade, dos serviços ecológicos e da qualidade de vida de seus habitantes – tanto humanos como não-humanos. Ele também faz profundas considerações sobre a nossa relação evolutiva com os outros seres vivos.
KRENAK
Direção: Rogério Corrêa
País: BRA
Duração: 74 minutos
A história da tribo indígena Krenak, de Resplendor, Minas Gerais, desde a declaração da ‘guerra justa’ pelo rei português Dom João VI em 1808, até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana, em 2015.
20/11 – Quarta-feira
19:00 - LES LIBERTERRES (OS LIBERTADORES)
LES LIBERTERRES (OS LIBERTADORES)
Direção: Paul-Jean Vranken e Jean-Christophe Lamy
País: BEL
Duração: 82 minutos
O documentário narra a história de quatro agricultores e sua decisão de renunciar aos métodos convencionais de agricultura.
27/11 – Quarta-feira
19:00 - TO THE ENDS OF THE EARTH (ATÉ O FIM DA TERRA)
O AMIGO DO REI
Direção: André D’Elia
País: BRA
Duração: 142 minutos
O deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima, explorando o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana – MG.