Local: IFSC – Câmpus Florianópolis

Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-300

Data: 08/11 a 06/12

08/11 – Sexta-feira

15:40 - IDADE DA ÁGUA

IDADE DA ÁGUA

Direção: Orlando Senna

País: BRA

Duração: 82 minutos

Revela a cobiça internacional sobre a Amazônia, envolvendo os Estados Unidos e a Europa. A crise hídrica atual coloca a Amazônia no olho do furacão de uma possível Guerra da Água.

22/11 – Sexta-feira

15:40 - Mostra Florestas

A FORMIDÁVEL FABRIQUETA DE SONHOS MENINA BETINA

Direção: Tiago Ribeiro

País: BRA

Duração: 07 minutos

Quando nasce uma criança, inaugura-se uma fábrica de sonhos que tende a fracassar com o tempo. Betina está sempre disposta a ressignificar seus combustíveis para manter seu alto nível de produção.

CURUPIRA, BICHO DO MATO

Direção: Felix Blume

Duração: 19 minutos

No coração da Amazônia os habitantes de Tauary nos convidam a escutar os sons da selva, seus pássaros e animais. No entanto alguns sons estranhos aparecem: um bicho anda entre as árvores. Alguns já o escutaram, muito poucos o viram e aqueles que o encontraram, nunca voltaram. Cada um, à sua maneira, tenta decifrar esses sons e conta a forma como ele seduz, enfeitiça, enlouquece e leva-os a se perder no mato. Curupira, bicho do mato nos coloca à procura deste ser: uma reflexão sobre os mitos e seus lugares no mundo contemporâneo. Um thriller sonoro no meio da selva.

XAVANTE: MEMÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA

Direção: Gilson Costa

País: BRA

Duração: 19 minutos

O documentário apresenta um dos rituais ais importantes dos A’uwé Uptabi (Povo Xavante): a cerimônia Wapté Mnhõnhõ, que marca a passagem dos jovens para a vida adulta, iniciando uma nova e importante fase de suas vidas. Cantos, danças, pinturas corporais e a religiosidade são componentes que simbolizam a preservação da memória e o processo de resistência cultural passado de geração para geração.

SOB A PATA DO BOI

Direção: Márcio Isensee e Sá

País: BRA

Duração: 49 minutos

A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante da região. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos a defendê-la. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.

29/11 – Sexta-feira

15:40 - PANORAMA INTERNACIONAL - O AMIGO DO REI

O AMIGO DO REI

Direção: André D’Elia

País: BRA

Duração: 142 minutos

O deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima, explorando o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana – MG.

Trailer

06/12 – Sexta-feira

15:40 - PANORAMA INTERNACIONAL

ALEPPO: THE SILENCE OF THE WAR

Direção: Amir Osanlou
País: IRI / SYR
Duração: 30 minutos
Aleppo: The silence of the War, é um filme que descreve o silêncio frágil após a guerra. O silêncio dos anos de guerra. Um silêncio que não significa paz, nem o significado da guerra!

Trailer


FRÁGIL 
EQUILÍBRIO

Direção: Guillermo García López

País: ESP

Duração: 83 minutos

Um executivo japonês em Tóquio. Uma comunidade subsaariana. Uma família em Madri. Três histórias de contradições que se desenrolam em diferentes lugares do planeta, em diferentes esferas socioculturais.

Trailer

Ir para o conteúdo