08/11 – Sexta-feira
15:40 - IDADE DA ÁGUA
IDADE DA ÁGUA
Direção: Orlando Senna
País: BRA
Duração: 82 minutos
Revela a cobiça internacional sobre a Amazônia, envolvendo os Estados Unidos e a Europa. A crise hídrica atual coloca a Amazônia no olho do furacão de uma possível Guerra da Água.
22/11 – Sexta-feira
15:40 - Mostra Florestas
A FORMIDÁVEL FABRIQUETA DE SONHOS MENINA BETINA
Direção: Tiago Ribeiro
País: BRA
Duração: 07 minutos
Quando nasce uma criança, inaugura-se uma fábrica de sonhos que tende a fracassar com o tempo. Betina está sempre disposta a ressignificar seus combustíveis para manter seu alto nível de produção.
CURUPIRA, BICHO DO MATO
Direção: Felix Blume
Duração: 19 minutos
No coração da Amazônia os habitantes de Tauary nos convidam a escutar os sons da selva, seus pássaros e animais. No entanto alguns sons estranhos aparecem: um bicho anda entre as árvores. Alguns já o escutaram, muito poucos o viram e aqueles que o encontraram, nunca voltaram. Cada um, à sua maneira, tenta decifrar esses sons e conta a forma como ele seduz, enfeitiça, enlouquece e leva-os a se perder no mato. Curupira, bicho do mato nos coloca à procura deste ser: uma reflexão sobre os mitos e seus lugares no mundo contemporâneo. Um thriller sonoro no meio da selva.
XAVANTE: MEMÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Direção: Gilson Costa
País: BRA
Duração: 19 minutos
O documentário apresenta um dos rituais ais importantes dos A’uwé Uptabi (Povo Xavante): a cerimônia Wapté Mnhõnhõ, que marca a passagem dos jovens para a vida adulta, iniciando uma nova e importante fase de suas vidas. Cantos, danças, pinturas corporais e a religiosidade são componentes que simbolizam a preservação da memória e o processo de resistência cultural passado de geração para geração.
SOB A PATA DO BOI
Direção: Márcio Isensee e Sá
País: BRA
Duração: 49 minutos
A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante da região. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos a defendê-la. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.
29/11 – Sexta-feira
15:40 - PANORAMA INTERNACIONAL - O AMIGO DO REI
O AMIGO DO REI
Direção: André D’Elia
País: BRA
Duração: 142 minutos
O deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima, explorando o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana – MG.
06/12 – Sexta-feira
15:40 - PANORAMA INTERNACIONAL
ALEPPO: THE SILENCE OF THE WAR
Direção: Amir Osanlou
País: IRI / SYR
Duração: 30 minutos
Aleppo: The silence of the War, é um filme que descreve o silêncio frágil após a guerra. O silêncio dos anos de guerra. Um silêncio que não significa paz, nem o significado da guerra!
FRÁGIL EQUILÍBRIO
Direção: Guillermo García López
País: ESP
Duração: 83 minutos
Um executivo japonês em Tóquio. Uma comunidade subsaariana. Uma família em Madri. Três histórias de contradições que se desenrolam em diferentes lugares do planeta, em diferentes esferas socioculturais.